HOME
MGITECH

Um dos aspectos mais importantes da gestão dos negócios é a avaliação das oportunidades de redução de custos aproveitando ganhos fiscais. A economia obtida pode ser significativa e, especialmente em setores com baixa margem de lucro, como é o caso do varejo, pode representar a diferença entre operar no azul ou no vermelho. Por isso, os gestores costumam estar muito atentos às oportunidades de redução de despesas, seja de forma direta, seja indiretamente.

Uma das formas de reduzir custos é transformar Capex em Opex. Capex (do inglês Capital Expenditure) são as despesas de capital ou investimentos em bens de capital, que indicam os recursos gastos na compra de bens, como equipamentos.

Já o Opex (do inglês Operational Expenditure) diz respeito às despesas operacionais, ou o custo associado à manutenção dos equipamentos. Ao substituir Capex por Opex, as empresas ganham flexibilidade em seus custos e reduzem a necessidade de financiamento, uma vez que as despesas com equipamentos são diluídas ao longo do tempo. Em tempos de juros altos e economia retraída, essa diluição de investimentos libera capital de giro que pode ser utilizado no negócio principal da empresa, contribuindo para sua saúde financeira.

A substituição do Capex pelo Opex também traz uma vantagem fiscal importante. A legislação do Imposto de Renda (IRPJ) determina um prazo de depreciação de 5 anos para equipamentos de informática, um número irreal, uma vez que, com o acelerado desenvolvimento tecnológico, computadores, tablets, celulares e sistemas tornam-se obsoletos muito antes desse prazo. Dessa forma, normalmente ao final de 3 anos é preciso lançar no balanço da empresa uma perda de 40% no valor dos equipamentos.

Esses mesmos equipamentos, se locados em vez de comprados, passam a ser contabilizados como despesa operacional (Opex) e, dessa forma, não apenas não precisam ser depreciados no balanço, como também podem ser abatidos na base de cálculo do IRPJ para as empresas que atuam no regime tributário de Lucro Real.

Essa mudança de Capex para Opex pode gerar benefícios significativos, tais como:

  • Economia de quase 30% na locação de equipamentos, em vez da compra, em função de impostos sobre o lucro (IRPJ, adicional de IR e CSLL);
  • Redução do custo fixo interno com equipes de suporte de hardware e software;
  • Diminuição dos custos com consultoria;
  • Eliminação dos gastos com assistência técnica (mão de obra e peças), uma vez que a empresa contratada para locação dos equipamentos assume essa atividade;
  • Diminuição dos custos administrativos associados à aquisição, recebimento, controle e auditoria dos ativos e dos recursos humanos envolvidos;
  • Atualização constante dos equipamentos, uma vez que, por contrato, a empresa de locação se compromete a disponibilizar sempre as versões mais atualizadas;
  • Aumento da produtividade das equipes, uma vez que equipamentos atualizados são mais rápidos e permitem aos colaboradores exercer suas atividades de forma mais eficiente.

Os benefícios da locação de equipamentos são tão expressivos que valem, no mínimo, a análise da viabilidade da aplicação desse conceito em sua empresa. Para produtos de aplicação mais especializada, como é o caso de coletores de dados, a locação torna-se ainda mais vantajosa, pois tira da empresa a necessidade de contar com uma estrutura de assistência técnica específica para esses equipamentos e libera ainda mais recursos financeiros para uso nas atividades-fim.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado