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Em um restaurante, toda a atenção ao cardápio é pouca. Procurar os ingredientes certos, escolher bons cozinheiros e definir quais serão os pratos do menu são apenas algumas das prioridades. Afinal, essas são as matérias-primas do produto final, certo? Acontece que, embora a qualidade do produto seja indispensável nesse meio, também existem outras questões importantes, que podem afetar diretamente no sucesso do estabelecimento. Uma delas é o atendimento.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, que entrevistou pessoas de diferentes regiões do país, revelou que, para o consumidor, o atendimento é mais importante do que a qualidade do produto ou o preço cobrado – aproximadamente 60% dos entrevistados fizeram essa opção. Talvez o motivo para esse resultado seja o fato de que, infelizmente, muitas organizações negligenciam totalmente a qualidade do atendimento.
Nesse post, resolvemos mostrar alguns dos principais erros cometidos por essas empresas quando o assunto é atendimento ao cliente. Confira!
1 – Atendimento ao cliente despersonalizado
O primeiro grande erro é prestar um atendimento genérico. O cliente gosta de se sentir prestigiado, principalmente quando visita o estabelecimento com frequência. Por sinal, em um restaurante, é muito comum que o cliente se fidelize de maneira mais orgânica, principalmente quando gosta da comida e do ambiente.
Para oferecer um atendimento mais personalizado, você deve apostar em um bom sistema CRM (Customer Relationship Management). Assim, consegue colher dados da clientela a cada visita e oferecer um atendimento com base no comportamento e preferências dele.
2 – Ambiente desconfortável
Em busca da maximização dos lucros, muitos empreendedores do ramo ignoram completamente a questão da ambientação. Você já deve ter frequentado um estabelecimento em que tocar o cotovelo na pessoa do lado era comum, não é verdade? Acontece que, na percepção do consumidor, essa falta de qualidade no restaurante certamente vai ser interpretada como um descompromisso total com a satisfação em um quadro geral. Passarão a questionar, inclusive, a higienização dos produtos.
Por isso, para potencializar os seus lucros em longo prazo, é preciso se atentar a essa questão e começar a pensar em clientes fiéis. Em curto prazo, pode parecer que o descompromisso é rentável, mas a situação não se sustentará por muito tempo.
3 – Profissionais desqualificados
O garçom não é um mero entregador: ele é um verdadeiro porta-voz da empresa, pessoa que estará em maior contato com o consumidor. É o seu rosto que muitas vezes é lembrado pelo cliente e, em alguns casos, é por causa do seu bom atendimento que muitos procuram o estabelecimento novamente. Por isso, é fundamental que você trabalhe na qualificação dos profissionais.
Treinamentos são indispensáveis para que todos se adaptem ao uso da tecnologia, mas o mais importante é que todos conheçam as abordagens certas para atrair a clientela. Além disso, conhecer a fundo todos os itens do cardápio também é essencial, sendo capaz de dar as melhores recomendações.
4 – Estabelecimento obsoleto
Por fim, o último erro que pode ser cometido pelo gestor é esquecer de que as coisas estão em constante transformação. As demandas dos clientes mudam de tempos em tempos. Hoje, por exemplo, existe a questão da conectividade: as pessoas fazem questão de se manterem conectadas o tempo todo.
Para atender a essa demanda, é interessante que o restaurante conte com um hotspot, para garantir a conectividade de todos os clientes.
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