HOME
MGITECH

Em tempos de crise é muito comum culpar somente as vendas baixas, mas é preciso fugir dessa armadilha. Alguns tópicos como falta de processos, equipes despreparadas, ambiente pouco convidativo e ruptura são inimigos das vendas, mas podem ser resolvidos se medidas forem tomadas. É preciso estar atento à operação para diferenciar as características que indicam má gestão daquilo que é próprio de um mau momento da economia. Observe se seu estabelecimento tem cometido estes erros:

Ambientação: Um potencial cliente chega ao PDV e se depara com um ambiente mal iluminado, mal organizado, numa temperatura desagradável. Esses fatores transmitem falta de cuidado e não são acolhedores. É quase certo que a pessoa não vá se esforçar muito para achar o que procura ou mesmo buscar alternativas, pois não se sentirá motivada a ficar. É importante ficar atento sobre qual experiência sua loja proporciona, pois essa é uma palavra de ordem no mercado hoje.

Equipe despreparada: os profissionais de vendas e atendimento ao cliente precisam ser um exemplo de resiliência. O ânimo, o sorriso na voz e as boas informações são os principais instrumentos para efetivar a venda, portanto é preciso que haja maturidade para separar os problemas e encarar o trabalho com dedicação. O cliente hoje é multicanal e bem informado e sempre esperará que você supere suas expectativas. Veja se sua equipe é alinhada com essa característica e se não for, procure transformar essa realidade.

Falta de agilidade: Muitas desistências de compras acontecem na própria fila de pagamento. A maioria das pessoas tem outros compromissos a partir da visita ao PDV e se elas correrem o risco de comprometer seu tempo em filas, irão embora. Equipar seus vendedores com PDVs Móveis pode ser um diferencial para resolver essa questão, pois eles conseguirão, além de prestar informações relevantes à venda, receber o pagamento e liberar um cliente satisfeito para suas próximas atividades.

Ruptura: Muitas vezes um produto passa a ser pouco buscado por conta de sempre estar em falta no PDV. Isso é uma consequência de má gestão do estoque, o que prejudica consideravelmente toda a cadeia de vendas. Observe se a sazonalidade de cada uma das suas categorias de produto está sendo calculada de modo correto, se os dados do estoque virtual são compatíveis com o estoque real e quais os critérios utilizados na reposição. Assim, você poderá corrigir essa rota.

Não estudar a concorrência: Deixar de observar as boas práticas e estratégias da concorrência é um erro comum e pode causar surpresas negativas. A partir dos insights ou erros do seu mercado é possível viabilizar ações mais efetivas, criativas e diferentes, capazes de atrair clientes. Portanto, invista em um bom benchmark.

Sobretudo em períodos sisudos como os que passamos, muitas pessoas investem pequenos valores para se autorrecompensar e não farão isso em um lugar em que não se sintam bem atendidas em todos os aspectos. Invista em seu negócio de maneira correta e precisa, dispensando muita atenção aos detalhes do dia-a-dia, pois isso será diferencial na atração de boas vendas.

4 dicas essenciais para vender mais em sua loja

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado