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Muitos problemas que podem afetar diretamente a qualidade do serviço e a produtividade da logística podem surgir de forma discreta e até mesmo se fazerem passar por elementos normais dentro do dia a dia da empresa, sem que os gestores percebam o que está acontecendo.

Atrasos, retrabalhos, baixa produtividade, custos altos e sem origem clara: estes e muitos outros obstáculos bastante conhecidos pelos gerentes podem comprometer a performance da área.

Por que, então, existe tanta dificuldade para detectar e corrigir estas questões?

A resposta está no parque tecnológico. Visando conter custos e reduzir despesas, muitas empresas adotam como prática evitar a compra de equipamentos novos, preferindo usar os antigos até que não haja mais possibilidade de reparos.

Embora aparentemente seja uma boa estratégia de economia, a falta de performance dos equipamentos obsoletos leva frequentemente a queda de produtividade, aumento dos custos de manutenção, erros de operação e interrupção dos trabalhos; em última instância, estes problemas custam mais do que o investimento em novas tecnologias, que podem trazer benefícios como:

  • Integração de processos

A área de logística é dinâmica e complexa, tanto em sua operação quanto gestão e, por este motivo, quanto mais integrados os processos e as equipes, melhor o desempenho e o gerenciamento de cada atividade, desde a recepção de produtos, até o armazenamento e distribuição. Sistemas de gestão, aparelhos de leitura avançados e bases de dado integradas são ferramentas fundamentais para a logística atual.

  • Menos imprevistos

Com equipamentos mais modernos, o volume de interrupções de operação por falhas e quebras é muito menor, o que resulta em menos atrasos e perdas de oportunidades de negócio, além de garantir máxima capacidade operacional. Paralelamente, o uso de sistemas inteligentes permite otimizar rotas e procedimentos, enquanto equipamentos avançados de organização de armazéns oferecem mais agilidade e erros praticamente nulos.

  • Garantia de consistência

Processos devem ser otimizados com o tempo e experiência, e o uso de equipamentos mais novos e modernos ajuda nesta atividade, pois oferecem recursos de análise de performance e melhor registro de atividades mais detalhado, gerando mais informações gerenciais.

  • Integração e transparência

Equipes que se comunicam melhor tendem a ter performance melhor, e isso é facilitado pelos recursos avançados de comunicação dos aparelhos mais novos. Analogamente, melhor integração entre sistemas diferentes permite uma distribuição mais efetiva da informação e mais clareza gerencial.

O investimento em atualização de equipamentos, portanto, não é apenas uma boa estratégia de melhoria de rentabilidade: é um passo decisivo na otimização de suas atividades e na garantia de qualidade de sua operação.

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