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Cada vez mais o setor logístico deixa de ser considerado como apoio ao sucesso dos negócios para se tornar elemento estratégico nos cenários em que as entregas fazem parte da experiência do consumo. Segundo uma pesquisa realizada pela Go-Gulf, um aumento de 5% na retenção de clientes significa aumentar os lucros de uma empresa de 25% a 125%.

O desafio fica por conta da gestão da cadeia de distribuição, que é um sistema complexo e repleto de variáveis. Felizmente, a tecnologia consegue dar suporte por meio de ferramentas, sendo o TMS (Transportation Management System) uma das que permitem o controle integrado de todos os processos, da compra à entrega.

Aplicativos mais completos já permitem o gerenciamento das etapas por smartphones ou tablets, com interfaces específicas para transportadora e gerentes. Um fluxo possível e eficiente da aplicação envolve a leitura de código de barras das mercadorias embarcadas, acompanhamento do trajeto por meio de GPS, atualização do status da entrega para o SAC e cliente; uma outra vantagem é que o POD (Proof of Delivery ou Comprovante eletrônico de entrega em tradução livre) permite atestar em tempo real que a mercadoria chegou às mãos do destinatário. Ela pode ser feita por fotografia do comprovante ou assinatura eletrônica no dispositivo móvel.

É vantajoso fazer a gestão eletrônica da cadeia de distribuição?

Notadamente, o setor de transportes representa um percentual significativo quando falamos sobre custos logísticos. A maior parte das entregas nacionais utilizam como meio as rodovias, envolvendo, por consequência, custos fixos e variáveis como combustíveis, manutenção e depreciação das frotas, salários entre outros. Caso a mercadoria seja entregue errada ou recusada por atraso de entrega, o investimento torna-se prejuízo nos mais variados aspectos. Um desastre. Acompanhar o processo eletronicamente e em tempo real auxilia a elaborar planos de contingência e agir rapidamente.

Ao pensar no comércio eletrônico como um vetor de lucratividade e sua aderência em diversos setores, a pressão aumenta, mas sem trazer exigências diferentes do conhecido processo convencional: mais vendas, aumento do giro de estoque e prazos de entrega agressivos. É necessário estar preparado para liquidar erros e manter o cliente online informado. Isso, simplesmente, é impensável sem uma ferramenta eletrônica integrada.

Outra vantagem sob o ponto de vista de gestão logística é a chance de coletar dados para aperfeiçoar a estratégia: conferência e embarque de mercadoria, rota, frota, perfil de motoristas ou outra variável. Sistemas baseados em POD permitem a extração de relatórios completos sobre a cadeia de distribuição, sendo um forte aliado para a tomada de decisão. Com práticas melhores, a redução de custos é visível e mensurável.

Ao ter esse dado em mãos, é possível remanejar os investimentos para incrementar ainda mais a sua operação, contratar outros talentos, promover sua marca ou investir em mais recursos tecnológicos. Tudo isso faz parte de um ciclo virtuoso de crescimento, o que trará diferenciais diante da concorrência e será decisivo para a escolha da sua empresa.

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