HOME
MGITECH

  • segurança biométricaBiometria é o uso de dados biológicos para a medição e análise de comportamento dos indivíduos. Nos últimos anos, as tecnologias de biometria têm avançado e ampliado seu uso tanto em aplicações corporativas quanto na identificação de consumidores finais, visando o aumento da segurança das transações financeiras ou a garantia de que somente usuários cadastrados poderão acessar determinados recursos de sistema ou áreas das empresas.

    Se a principal finalidade da segurança biométrica é tornar a autenticação mais segura, ela ainda impede comportamentos inseguros dos usuários, como o uso da mesma senha para diferentes aplicações ou o compartilhamento de senhas. Substituindo cartões codificados ou senhas tradicionais, a biometria aproveita o fato de que nenhum ser humano é 100% igual a outro para utilizar essas características, que, ainda por cima, são extremamente difíceis de reproduzir ou roubar.

    Cada tipo de biometria tem características específicas e, dessa forma, vantagens, desvantagens e aplicações às quais são mais voltadas.

  • Biometria Grafométrica: diz respeito à auditoria de assinaturas, a partir de elementos específicos do modo de escrever de cada usuário. É não invasivo, mas as características da escrita de alguém podem ser replicadas por especialistas.

  • Biometria da Íris: permite utilizar o formato único da íris (a membrana localizada ao redor da pupila, entre a córnea e o cristalino) em formas não invasivas de identificação, como o escaneamento dos olhos. Nem mesmo irmãos gêmeos possuem íris iguais, o que torna o método 100% seguro. É, porém, um método de reconhecimento extremamente caro.

  • Biometria por Reconhecimento Facial: cada rosto possui características únicas, não replicáveis, e as tecnologias de reconhecimento facial já estão presentes, por exemplo, em redes sociais (identificação de fotografias). A evolução do mercado aponta para o reconhecimento facial em expressões em movimento e para superar barreiras como baixa luminosidade e interferências.

  • Biometria das Mãos: a palma da mão e as impressões digitais também são únicas para cada indivíduo. Atualmente, smartphones e tablets já possuem tecnologia de reconhecimento de digitais para destravamento. O uso da palma da mão oferece mais precisão e dificuldade ainda maior de falsificação em relação às digitais. Por outro lado, uma simples verificação da geometria das mãos (sem considerar outras características), embora seja mais rápida, oferece pouca confiabilidade.

  • Biometria por Voz: é um traço característico de cada pessoa, mas muda ao longo do tempo e de acordo com questões de saúde. Dessa forma, hoje ainda possui baixa confiabilidade e baixo desempenho no processamento das informações.

  • O uso de sistemas de identificação por biometria deve levar em conta o risco de uma falsa identificação, que pode gerar falhas de segurança. Por essa razão, órgãos governamentais e empresas de grande porte, em geral, investem em tecnologias de alta confiabilidade, ainda que mais dispendiosas, que ofereçam a segurança necessária para evitar fraudes.

    É o caso da leitura da íris ou do reconhecimento facial. Já empresas de menor porte, em que o faturamento e o risco são menores, costumam optar por métodos que ofereçam boa confiabilidade e custo reduzido, como a leitura de digitais ou da geometria da mão.

    Gostou do assunto? Veja este outro artigo: As melhores práticas em segurança digital para instituições financeiras e nos dê sua opinião.

  • Biometria Grafométrica

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado