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Para quem acredita que o varejo físico deve acabar por conta do boom do comércio eletrônico está enganado. Mas é claro que muita coisa deve mudar!

A “nova loja” foi um dos temas trazidos na NRF 2022: Retail 's Big Show, uma das maiores feiras de varejo do mundo. O aprimoramento da jornada de compra é a grande tendência para um futuro próximo no varejo, focando em inovação, menos atrito e uma experiência mais integrada e imersiva, tendo a tecnologia como ponto chave para apoiar esses objetivos. 

A NRF 2022 em parceria com o Retail Design Institute selecionou algumas lojas-conceito que dão uma ideia de como deve ser esse novo varejo. Entre as indicadas, estão

Boutique Vacheron Constantin 

O novo carro-chefe da relojoaria se estende por mais de 4.500 pés quadrados e cobre dois andares, ao qual o segundo andar se abre para uma ampla bancada de relógios, proporcionando uma série de interações entre os clientes e relojoeiros internos.

Manolo Blahnik New York City 

A loja de uma das marcas de sapatos mais proeminentes no mundo tem duas entradas separadas no nível da rua, uma para a coleção feminina e outra para a masculina. Cada um conta com um bar e um design interior único. O ambiente, que Blahnik diz ser sua sede, junta-se a seus outros 21 locais independentes, além de um pop-up de verão em East Hampton.

Montblanc Nova York 

Esta nova boutique, na Madison com a 59th, pretende apresentar todas as canetas, relógios, artigos de couro e tecnologia vestível da empresa, a qual foi projetada para apresentar a maior variedade de instrumentos de escrita e artigos de couro Montblanc nos Estados Unidos.

Google Store, Chelsea 

A Google Store, perto da sede do Google em Nova York, abriga todos os dispositivos da empresa em uma loja física pela primeira vez. Uma seleção de mini-ambientes permite que os clientes experimentem o Nest (linha de alto-falantes inteligentes do Google) em uma sala de estar simulada.

Lego 

A nova loja da Lego mede mais de 7.100 metros quadrados em dois níveis e conta com um táxi amarelo, o Empire State Building, a Times Square e os teatros da Broadway, todos feitos de seus blocos característicos.

Estas lojas foram algumas das citadas na NFR 2022 como referências para o futuro do varejo. A maioria delas estão localizadas na clássica zona de compras de luxo de Nova York, demonstrando que, mesmo onde o varejo físico sempre teve sucesso, ainda está sendo possível continuar crescendo. Isso significa que as lojas físicas ainda proporcionam uma grande vantagem competitiva, no entanto, é preciso investir em inovação para conquistar o interesse do novo consumidor, fornecendo além de produtos e serviços, uma ótima experiência. 

Confira mais algumas das tendências para a loja do futuro:

Compre online, retire na loja física 

A prática, que já vem sendo adotada por grandes marcas do setor, será essencial para que empresas proporcionem uma experiência de qualidade. Para isso, adotar uma estratégia omnichannel torna-se fundamental, de modo a integrar o offline e o online, garantindo uma comunicação integrada e eficiente de ponta a ponta. Nesse cenário, é preciso investir em equipamentos que facilitem o atendimento, como tablets e smartphones, permitindo que os funcionários tenham  os principais dados do cliente de forma rápida. 

Integração com centros de distribuição e produção 

Com o intuito de oferecer mais agilidade e personalização, cada vez mais empresas desenvolvem toda uma estratégia que conecta os centros de distribuição às demandas dos canais offline e online. Além disso, ao adotar uma produção por demanda, visa-se diminuir o desperdício de materiais e assim apoiar o cumprimento de metas de sustentabilidade. Lembrando que as posturas ESG também entraram como destaque na NFR 2022.

Outro ponto interessante é que já é possível ver grandes operações varejistas investindo em operações menores, locais e nas chamadas “dark stores”, onde o cliente simplesmente retira mercadorias compradas online. 

Inteligência Artificial e Realidade Aumentada 

Com as lojas físicas se tornando espaços de integração, haverá uma adoção de tecnologias que diminuam ainda mais a fricção entre mundo online e offline, como a Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada, que otimizam as operações do varejo em diversos níveis. São tecnologias já utilizadas no setor, porém, vêm sendo melhoradas a cada ano, havendo ainda mais expectativas com a chegada do 5G. Tudo isso tende a aprimorar a jornada de compra, com consumidores explorando produtos de forma imersiva, principalmente com o metarverso, uma das grandes apostas do varejo, bastante citado na NFR 2022.   

Não é de hoje que o varejo vem se transformando. Com a evolução digital impulsionada ainda pela pandemia, os varejistas precisaram se reinventar e o setor já está caminhando para uma nova realidade, mais intuitiva e pensada para o ser humano. Hoje, o cliente deve estar no centro de tudo. Este é o segredo do sucesso para o varejo. Para isso, sem dúvidas, a tecnologia é o fator chave, possibilitando a automatização e visão estratégica de todas as operações para uma loja mais inteligente e integrada. 

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O varejo é um segmento vital na economia do país, que continua crescendo em todos os estados e, cada vez mais, vem apresentando uma grande demanda para as soluções que trarão a transformação digital para dentro das suas empresas. E é isso que a MGITECH proporciona para este mercado, todos os dias.

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