Para quem acredita que o varejo físico deve acabar por conta do boom do comércio eletrônico está enganado. Mas é claro que muita coisa deve mudar!
A “nova loja” foi um dos temas trazidos na NRF 2022: Retail 's Big Show, uma das maiores feiras de varejo do mundo. O aprimoramento da jornada de compra é a grande tendência para um futuro próximo no varejo, focando em inovação, menos atrito e uma experiência mais integrada e imersiva, tendo a tecnologia como ponto chave para apoiar esses objetivos.
A NRF 2022 em parceria com o Retail Design Institute selecionou algumas lojas-conceito que dão uma ideia de como deve ser esse novo varejo. Entre as indicadas, estão:
Boutique Vacheron Constantin
O novo carro-chefe da relojoaria se estende por mais de 4.500 pés quadrados e cobre dois andares, ao qual o segundo andar se abre para uma ampla bancada de relógios, proporcionando uma série de interações entre os clientes e relojoeiros internos.
Manolo Blahnik New York City
A loja de uma das marcas de sapatos mais proeminentes no mundo tem duas entradas separadas no nível da rua, uma para a coleção feminina e outra para a masculina. Cada um conta com um bar e um design interior único. O ambiente, que Blahnik diz ser sua sede, junta-se a seus outros 21 locais independentes, além de um pop-up de verão em East Hampton.
Montblanc Nova York
Esta nova boutique, na Madison com a 59th, pretende apresentar todas as canetas, relógios, artigos de couro e tecnologia vestível da empresa, a qual foi projetada para apresentar a maior variedade de instrumentos de escrita e artigos de couro Montblanc nos Estados Unidos.
Google Store, Chelsea
A Google Store, perto da sede do Google em Nova York, abriga todos os dispositivos da empresa em uma loja física pela primeira vez. Uma seleção de mini-ambientes permite que os clientes experimentem o Nest (linha de alto-falantes inteligentes do Google) em uma sala de estar simulada.
Lego
A nova loja da Lego mede mais de 7.100 metros quadrados em dois níveis e conta com um táxi amarelo, o Empire State Building, a Times Square e os teatros da Broadway, todos feitos de seus blocos característicos.
Estas lojas foram algumas das citadas na NFR 2022 como referências para o futuro do varejo. A maioria delas estão localizadas na clássica zona de compras de luxo de Nova York, demonstrando que, mesmo onde o varejo físico sempre teve sucesso, ainda está sendo possível continuar crescendo. Isso significa que as lojas físicas ainda proporcionam uma grande vantagem competitiva, no entanto, é preciso investir em inovação para conquistar o interesse do novo consumidor, fornecendo além de produtos e serviços, uma ótima experiência.
Confira mais algumas das tendências para a loja do futuro:
Compre online, retire na loja física
A prática, que já vem sendo adotada por grandes marcas do setor, será essencial para que empresas proporcionem uma experiência de qualidade. Para isso, adotar uma estratégia omnichannel torna-se fundamental, de modo a integrar o offline e o online, garantindo uma comunicação integrada e eficiente de ponta a ponta. Nesse cenário, é preciso investir em equipamentos que facilitem o atendimento, como tablets e smartphones, permitindo que os funcionários tenham os principais dados do cliente de forma rápida.
Integração com centros de distribuição e produção
Com o intuito de oferecer mais agilidade e personalização, cada vez mais empresas desenvolvem toda uma estratégia que conecta os centros de distribuição às demandas dos canais offline e online. Além disso, ao adotar uma produção por demanda, visa-se diminuir o desperdício de materiais e assim apoiar o cumprimento de metas de sustentabilidade. Lembrando que as posturas ESG também entraram como destaque na NFR 2022.
Outro ponto interessante é que já é possível ver grandes operações varejistas investindo em operações menores, locais e nas chamadas “dark stores”, onde o cliente simplesmente retira mercadorias compradas online.
Inteligência Artificial e Realidade Aumentada
Com as lojas físicas se tornando espaços de integração, haverá uma adoção de tecnologias que diminuam ainda mais a fricção entre mundo online e offline, como a Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada, que otimizam as operações do varejo em diversos níveis. São tecnologias já utilizadas no setor, porém, vêm sendo melhoradas a cada ano, havendo ainda mais expectativas com a chegada do 5G. Tudo isso tende a aprimorar a jornada de compra, com consumidores explorando produtos de forma imersiva, principalmente com o metarverso, uma das grandes apostas do varejo, bastante citado na NFR 2022.
Não é de hoje que o varejo vem se transformando. Com a evolução digital impulsionada ainda pela pandemia, os varejistas precisaram se reinventar e o setor já está caminhando para uma nova realidade, mais intuitiva e pensada para o ser humano. Hoje, o cliente deve estar no centro de tudo. Este é o segredo do sucesso para o varejo. Para isso, sem dúvidas, a tecnologia é o fator chave, possibilitando a automatização e visão estratégica de todas as operações para uma loja mais inteligente e integrada.
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