A indústria 4.0 trouxe diversas tecnologias que impactaram positivamente as atividades dos profissionais que atuam em diversos segmentos industriais.
Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da CNI - Confederação Nacional da Indústria - as empresas que implementaram soluções presentes na indústria 4.0 lucraram mais e conseguiram manter ou até ampliar o quadro de funcionários, mesmo durante a pandemia da covid-19 que desencadeou diversos desafios e incertezas para alguns negócios.
Agora com a quinta onda cada vez mais perto, a transformação digital continuará a perdurar e, algumas dessas tecnologias devem ser ainda mais exploradas, como a IIoT, a Realidade virtual e a realidade aumentada.
Abrindo portas para integrar o mundo real e o mundo virtual, a realidade aumentada já deixou claro seu potencial para criar as chamadas fábricas inteligentes, com produções cada vez mais eficientes e a realização de manutenções ainda mais rápidas.
Nos setores de bens de consumo e produção isso não é diferente. Além do uso em tablets e smartphones, quando integrada a óculos inteligentes, a RA pode ser utilizada para diversas atividades, trazendo benefícios para toda a empresa.
As aplicações dos óculos de Realidade Aumentada
Considerado um dos tipos que compõem a indústria de transformação, uma das prioridades do setor de bens de consumo e produção é a constante inovação. Nesse cenário, os óculos de realidade aumentada podem ser utilizados para as mais variadas atividades, como:
-
Suporte remoto
Nas áreas de manutenção que exigem rapidez e efetividade, o uso desses óculos são capazes de reduzir o tempo de downtime.
Com a sobreposição de imagens combinada a Realidade Aumentada, os colaboradores em campo podem contar com um especialista à distância que, remotamente, os instruem visualmente com uma avaliação clara da situação, conduzindo os passos necessários para reparar o dano.
-
Assistência virtual
Nas linhas de produção, é possível oferecer treinamentos, capacitações, resolução de dúvidas e diversas outras soluções.
Através dos óculos de Realidade Aumentada pode-se projetar imagens sobre equipamentos ou áreas de produção e dar as instruções virtuais que mostram com clareza as atividades que o profissional em campo deverá executar em sua rotina de trabalho.
-
Localização
Esse equipamento também pode ser combinado a ferramentas de picking por voz, uma aplicação voltada para a rápida localização de itens em armazéns e centros logísticos.
Enquanto mantêm as mãos livres e recebem orientações visuais diretamente em seu campo de visão, os funcionários do depósito conseguem localizar, coletar e entregar itens rapidamente.
Além dessas aplicações, com as mudanças causadas pela pandemia, a aferição de temperatura se tornou uma atividade rotineira nas empresas e os óculos também são capazes de auxiliar nessa tarefa.
Nesse caso, o sistema de aferição de temperatura é integrado aos óculos por meio do Micro USB Flir One Pro, um acessório para câmera infravermelha com medidores pontuais e relatórios automatizados que permitem documentar as análises com facilidade, medindo temperaturas entre 20 C° e 400 C°.
Os benefícios dos óculos de Realidade Aumentada nos setores de bens de consumo e produção
Com toda essa flexibilidade de aplicações, os óculos de Realidade Aumentada geram diversos benefícios às empresas que os adotam, como:
Otimização e eficiência: comprovadamente, o uso dos óculos oferece uma otimização de até 75% no tempo de inatividade; o que consequentemente resulta em uma eficiência de 15% a 20% maior quando relacionado a tablets robustos, por exemplo.
Redução de custos: já que treinamentos, reuniões e trocas de conhecimentos são feitos à distância, as empresas reduzem custos com viagens.
Inteligência e precisão nas atividades: com a possibilidade de feedback contínuo, os profissionais (tanto em campo, quanto remotos) garantem mais produtividade, assertividade e agilidade em suas operações.
Toda a variedade de aplicações acaba gerando outros benefícios que dependerão das expectativas de cada empresa e das necessidades que estão sendo supridas.
Um exemplo de óculos de realidade aumentada capaz de oferecer tudo que destacamos aqui é o HMT-1 da RealWear, um dispositivo wearable, com fones de ouvido e tela, pensado para atender as mais diversas situações.
Suas funcionalidades permitem que os profissionais utilizem as duas mãos durante as atividades, enquanto têm acesso à dados e podem se comunicar com outros colaboradores remotamente e em tempo real.
Para saber mais sobre como os óculos de Realidade Aumentada podem otimizar as operações da sua empresa, entre em contato conosco.
Envie um comentário