HOME
MGITECH

Os consumidores ampliaram seus horizontes de experiência e atendimento a partir da tecnologia. A flexibilidade oferecida pelos dispositivos móveis e amplo acesso a informações mudou o relacionamento que o cliente tem com as marcas, ampliou as possibilidades de interação e o levou a exigir mais. O porte do seu negócio deixou de ser justificativa para deixar de empregar recursos em TI, pois o mercado tem ampla oferta para todos os perfis de empresa – e o consumidor sabe disso.

No PDV ele busca a praticidade e a conveniência oferecidas por displays, terminais de informação e tablets e passa a exigir ser atendido por vendedores afinados com esses recursos.

Os softwares de PDV para o varejo - que integram e automatizam os processos a partir desses dispositivos e podem rodar muito bem em tablets com sistemas operacionais iOS ou Android – funcionam como um serviço por assinatura (SaaS) baseado em nuvem (Cloud). A flexibilidade desse tipo de sistema permite facilmente a adaptação a vários modelos e portes de negócios, dependendo apenas da análise das particularidades de cada empresa e tipo de consumidor final antes da definição do pacote de soluções.

Mas como saber se o seu negócio realmente terá mais vantagens a partir dessa tecnologia? Podemos citar dois exemplos do benefício agregado ao optar pelo PDV Móvel:

Cliente interage de maneira independente e busca atendimento sob demanda: Com tablets disponíveis para autoatendimento, o consumidor se sente à vontade para analisar suas escolhas e obter atendimento pessoal quando lhe for conveniente. O software integrado ao sistema, geralmente tem uma opção para chamar o atendimento, que receberá um alerta com a identificação do equipamento. Um bom exemplo, nesse caso, é o setor de restaurantes.

Vendedor precisa estar no piso de vendas: nesse caso, os dispositivos móveis ficam sob a responsabilidade do vendedor e ele os utilizará para se comunicar com outros departamentos que possam estar envolvidos diretamente na venda. Durante a abordagem, o vendedor pode se comunicar com departamentos de estoque para saber se há o produto e as alternativas a ele, ou obtém autorização para parcelamentos e descontos, sempre por meio da comunicação estabelecida nessa rede. Além disso, existem equipamentos que permitem receber o pagamento imediatamente, o que é útil para desafogar a frente de caixa.

Para o seu investimento ser potencializado, além de adquirir os tablets é preciso contratar um software capaz de integrar todas as suas áreas e aumentar a eficiência da gestão. Com um sistema que automatiza os processos de compra e venda, processa dados, oferece relatórios e estabelece comunicação entre os equipamentos logados, você obterá os dados necessários para desenvolver múltiplas estratégias, sempre baseadas em fatos. Alguns deles permitem, inclusive, realizar adequações fiscais. Numa empresa com equipe enxuta, agrega-se um ganho de tempo e economia de recursos bastante satisfatórios.

Em relação a economia de recursos, podemos citar a economia de energia: um Desktop e monitor gastam em média 72kw/mês, utilizando 12 horas por dia, cerca de R$ 20,00 por mês, com imposto, já um iPad gasta em média 2kw/mês, utilizando 12 horas por dia, cerca de R$ 0,58 por mês, com imposto.

Um exemplo em grande escala: Uma rede de lojas com 420 desktops, gasta em torno de R$ 100.800,00 de energia elétrica por ano. A mesma rede com 420 iPads, gasta em torno de R$ 2.924,00 de energia elétrica por ano.

Gerando uma economia de R$ 97.000,00/ ano.  

Antes de fazer sua escolha, é preciso pesquisar as opções disponíveis no mercado e entender qual é mais interessante para seu tipo de negócio hoje e no médio prazo. Portanto, converse com um especialista e só contrate quando estiver seguro sobre como o sistema será eficiente para você.

4 erros que os varejistas mais cometem no PDV

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado