O varejo vive atualmente um momento inusitado, no qual os consumidores detêm mais informações sobre os produtos e serviços vendidos no PDV do que os vendedores das lojas. A mobilidade trazida pelos smartphones já funciona a favor dos clientes, mas o varejo ainda não se estruturou para lidar com esse cenário em que o consumidor está mais empoderado.
Dessa forma, os varejistas que incorporarem a mobilidade a seus modelos de negócios não apenas diminuirão essa diferença de nível de informação entre colaborador e cliente, como também estará à frente da concorrência, projetando para si uma imagem de modernidade ao mesmo tempo em que melhora processos e aumenta sua eficiência e produtividade.
No atual cenário econômico, em que é preciso fazer mais com menos, contar com uma tecnologia que simplifique os processos e reduza erros operacionais torna-se uma grande vantagem.
Um dos grandes mitos em relação ao uso da mobilidade é que se trata de algo caro e complexo. Entretanto, a computação em nuvem permite que as empresas invistam de acordo com sua capacidade e necessidade, o que facilita o fluxo de investimentos e permite obter um retorno mais acelerado com as iniciativas. Aliada ao uso de equipamentos móveis, como tablets e smartphones, as soluções em cloud abrem um novo cenário para o varejo.
Atualmente, a necessidade de contar com um terminal PDV atrelado a um POS para o recebimento dos valores (em dinheiro ou cartão) exige que um funcionário permaneça quase todo o tempo atrás do balcão, reduzindo sua produtividade. Além disso, ao colocar PDVs móveis nas mãos dos colaboradores, toda a dinâmica do relacionamento deles com os clientes muda.
Imagine uma loja de sapatos. Normalmente, o consumidor escolhe um modelo e é atendido por um vendedor, que busca no estoque aquele produto no tamanho desejado. É bastante normal que ele retorne sem o item desejado, mas com opções que ele julga interessantes para aquele cliente (mas que nem sempre são do agrado do consumidor).
Para o consumidor pode ser frustrante aguardar minutos por um produto, não encontrá-lo, ter que escolher outro e novamente esperar para ver se o item está disponível. É muito mais simples comprar pela internet, mesmo tendo que aguardar alguns dias pela entrega.
Com o uso de um PDV Móvel, grande parte desses problemas são solucionados. O equipamento do vendedor tem a posição de estoque em tempo real e, assim, ele pode consultar, na frente do cliente, a existência daquele item no tamanho desejado e já apresentar outras alternativas na tela do tablet, reduzindo a possibilidade de frustração na compra. Para complementar, ao fechar a compra o cliente pode fazer o pagamento via cartão no próprio tablet, evitando filas.
Do ponto de vista do varejo, uma solução desse tipo oferece a possibilidade de controle de estoque em tempo real, reduz o risco de perda e furto e permite que dados de compra sejam analisados para gerar insights aos gestores. Uma nova campanha promocional ou uma abordagem diferente de venda pode ser rapidamente testada em uma loja e, caso dê certo, adotada em toda a rede. Ou descartada, se não gerar os benefícios esperados.
Com o uso de soluções para o gerenciamento de suas lojas, o varejo pode melhorar as vendas ao mesmo tempo em que aumenta a satisfação de seus clientes. Uma combinação vencedora para momentos de alta competitividade.
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