HOME
MGITECH

Em um país com uma infraestrutura de transportes aquém do necessário para suas dimensões continentais, o setor logístico é uma área desafiada constantemente. Embora a primeira etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do Governo Federal tenha aprovado, por meio do BNDES, o financiamento de R$ 3,58 bilhões para concessionárias de rodovias federais em 2016, sabemos que essas obras são demoradas. Aliás, até serem concluídas podem atrapalhar o fluxo de carga nas vias já existentes. Aos profissionais do setor de transportes resta a urgência em se adaptar ao cenário apresentado, utilizando seus poucos recursos.

No entanto, as exigências ao setor logístico continuam: boa negociação com os fornecedores, diminuição de custos, aumento de produtividade, agilidade e entrega comprovada. As apostas acabam se focando em melhorias pontuais, como a aquisição de sistemas confiáveis para gerir o processo.

Alguns centros utilizam um sistema de planilhas bastante completo, mas é necessário dar um passo adiante. Todo o processo precisa ser monitorado até a sua entrega. Se ela não for efetivada, por qualquer e mais sério motivo que seja, todo o investimento na cadeia de distribuição é desperdiçado. Além disso, quebra-se um importante elo de confiança, que pode nunca mais ser reconstituído.

Existe tecnologia disponível no mercado para solucionar esses problemas, mas antes é necessário entender onde as falhas acontecem para contratar a melhor ferramenta disponível:

Mercadoria: As devoluções são feitas por avaria, atraso ou produto incorreto. Hoje, os softwares baseados em POD (Comprovação de Entrega) são capazes de anexar documentos que comprovem os motivos da devolução e, com isso, auxiliar as medidas contra perdas.

Em caso de avaria é possível iniciar um projeto para rever as práticas de empacotamento, despacho e transporte. Os atrasos podem acontecer por diversas razões, desde a falta de estoque até problemas na via de transporte. Com o acompanhamento em tempo real por GPS é possível auxiliar os motoristas e manter o cliente informado ao mesmo tempo. Outra tecnologia favorável à conferência de estoque e diminuição de embarque de produtos incorretos é o leitor de código de barras. Por ele é possível checar com bastante precisão os níveis de estoque de um produto, bem como a compatibilidade entre o pedido e o que está sendo embarcado.

Endereço: Endereços incorretos, incompletos e mudanças são comuns e causadores de muitos transtornos. A dica é criar um processo de confirmação de endereço tanto no fechamento do pedido quanto periodicamente por uma equipe de SAC ativa.

Rotas: É preciso verificar se há rotas alternativas para os destinos de entrega como forma de enriquecer o plano de contingência. Os principais softwares de POD do mercado possuem monitoramento da carga via GPS e comunicação em tempo real com o motorista. Esses recursos auxiliam a prever inconvenientes no caminho, bem como agir de modo proativo, garantindo a entrega.

Entrega: A mercadoria chegou, mas a pessoa autorizada para receber não estava ou o local estava fechado no horário marcado. Hoje, os softwares de POD permitem anexar ao histórico de entrega fotos que comprovem essas ocorrências. Isso auxilia a esclarecer e dividir a responsabilidade com o cliente.

Para entregas efetivadas é possível coletar a assinatura eletrônica do recebedor por dispositivos móveis ou fotografar o canhoto assinado por meio do software. Essas informações podem ser atualizadas em tempo real tanto para a empresa fornecedora quanto para o cliente final.

Com a tecnologia a seu favor, você agrega produtividade, economia e agilidade à sua operação. Ao mesmo tempo, realiza estratégias e planos de ação baseados em dados reais, o que aumenta a chance de sucesso do seu planejamento.

COMPROVEI é uma empresa de tecnologia em software para roteirização, visualização do supply-chain e comprovação de entregas. Também conhecida por sistemas de confirmação de entrega ou baixa on-line, reúne dispositivos móveis (PDAs robustos, smartphones ou tablets), desktops e notebooks. Esses dispositivos são conectados através da internet a um servidor na nuvem e com o uso de tecnologias como coordenadas GPS, código de barras, fotos, captura de assinatura digitalizada e conexão 3G, permite uma efetiva visualização da logística em campo e comprovação de entregas, além da melhoria no seu atendimento ao cliente, com informações precisas e atualizadas.

Essa é uma solução que atende aos embarcadores (distribuidores, atacadistas, indústria, e-commerce, redes de varejo e operadores logísticos) e às transportadoras. Saiba mais informações em nosso site: http://www.comprovei.com.br / www.mgitech.com.br

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado